![]() |
FONTE: https://montink.com/autordavida/a-fe-vem-pelo-ouvir5 |
O apóstolo Paulo tece, nesse trecho da Carta aos Romanos, um roteiro didático de como termos e desenvolvermos fé, além de como apoiar aos outros que também buscam o mesmo.
Através de perguntas retóricas, ele leva seu leitor a pensar sobre questões profundas, que levam a reflexão, como na maiêutica socrática, levando seu interlocutor a indagar seu próprio eu, trazendo à tona respostas necessárias a realidade que o cerca.
Como, pois, invocarão aquele em quem não creram?
É fato que não há lógica em alguém invocar àquele em que não crê. E, eis aí o X da questão, porque essa pergunta é para inculcar aos que deveriam falar, contudo, somente é capaz de falar o que, verdadeiramente, ouviram e, ouviram com ouvidos espirituais.
Como crerão naquele de quem não ouviram?
Ora, é disso que se trata o Evangelho, se você ouviu, e verdadeiramente ouviu, você compartilha!
Como ouvirão, se não há quem pregue?
Concordo em gênero, número e grau com meu pastor, Helio Paiva, quando ele diz que nem todos foram chamados a pregar o Evangelho, mas que todos nós fomos chamados a testemunhar. E a próxima questão grifada legitima esse entendimento.
E como pregarão, se não forem enviados?
A Igreja precisa ouvir a voz de Deus através das Doutrinas Bíblicas, dos Ensinos de Jesus Cristo e do toque do Espírito Santo para que possa testemunhar do Evangelho, que é Cristo e, concomitantemente, enviar pregadores desde as circunvizinhanças até os confins da Terra, como está dito em Atos 1.8.
Paulo, então, alerta: mas nem todos têm obedecido ao evangelho, e repete em sua epístola a fala de Isaías que diz: Senhor, quem creu na nossa pregação?
De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus (Rm 10.17).
Notemos que a fé vem depois de ouvir, então ouvir é uma necessidade inadiável!
Mas ainda há uma lição muito importante desse último recorte destacado, veja que trecho ouvir PELA palavra de Deus, faz-nos entender que esse ouvir profundo, que é espiritual e, consequentemente, atitudinal, não somente é a Palavra, mas também através da Palavra. É o que podemos compreender por meio da preposição PELA. Assim, está sobre os que ouvem e falam do Evangelho, seja testemunhando ou pregando, a nossa sujeição consoante a autoridade divinal.
Assim, peçamos a Ele que o ouçamos e falemos Dele, pois sem Ele, nada podemos fazer! (Jo 15.5_c).
Com Jesus somos invencíveis!
Comentários
Postar um comentário