- Orem continuamente. (1 TESSALONICENSES 5.17 – Bíblia, Versão NVI);
- Entre vocês há alguém que está doente? Que ele mande chamar os presbíteros da igreja, para que estes orem sobre ele e o unjam com óleo, em nome do Senhor. E a oração feita com fé curará o doente; o Senhor o levantará. E se houver cometido pecados, ele será perdoado. Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz. (TIAGO 5:14-16 – Bíblia, Versão NVI).
E nada disso está errado! Essas respostas dignas da Escola Bíblica Dominical, com certeza, satisfazem o questionamento no campo das ideias. Mas na prática, podemos ir mais além. E para isso, quero propor uma ilustração.
Vamos pensar que uma pessoa famosa e muito querida resolvesse se aproximar de seu público através das redes sociais. E consequentemente, essa pessoa passasse a frequentar a alguns lugares com seus fãs, tirar selfs, sair para jantar, etc., estreitando laços com seu público cada vez mais.
Seus fãs a conhecem, pois sendo famosa, a vida dessa pessoa está como um livro aberto. Porém, ela não conhece bem a seus fãs. E isso começa a mudar a partir do momento em que essas pessoas passaram a conviver com o famoso da ilustração.
A partir dessa aproximação, a pessoa famosa começou a ter acesso a seus fãs de maneira que passou a ter conhecimento de suas preferências, detalhes de suas personalidades, etc., começou a surgir amizade. Mas nesse estreitamento relacional, o que com certeza não poderia faltar era a conversa. Pois ela é uma dádiva para o surgimento e a manutenção de relacionamentos saudáveis.
O QUE PODEMOS ENTENDER A PARTIR DA ILUSTRAÇÃO?
Podemos começar a perceber a conversa, a comunicação, a oração, como o cimento que dá liga a construção da amizade entre o homem e Deus.
Na ilustração, o fã sabe tudo sobre o famoso, assim como Deus, Onisciente, sabe tudo sobre cada um de nós. Então, a conversa com Deus terá a função de gerar afinidade, proximidade de Deus conosco. Não que Ele se aproxime mais de nós por causa da oração, mas na verdade, nós nos aproximamos mais d’Ele nesses momentos tão sublimes.
Ou seja, a oração é um mecanismo real de estreitamento de laços afetivos, sociais, políticos, etc., pois é através dela que dizemos e ouvimos, fazemo-nos entender e somos entendidos, mesmo que, no caso de Deus, Ela já saiba tudo que vamos dizer. Ora, mesmo sabendo que podemos contar com um amigo na hora do aperto, ouvir desse amigo algo como: - Pode contar comigo! – ou ouvir de alguém que é querido a frase: - Eu te amo! - Faz muita diferença. Então não devemos nos preocupar se Deus já sabe ou não o que diremos, apenas dizemos isso porque estamos num relacionamento poderoso com Ele.
Outra coisa importante é que num relacionamento verdadeiro não procuramos nossos amigos apenas nas horas difíceis, a gente liga, manda mensagem, marca nas fotos das redes sociais, aparece pra tomar um café, sente falta e jamais esquece de convidar esses amigos para estarem conosco nos momento em que celebramos a vida, seja com o nascimento de uma criança, em um aniversário, ou na aprovação em um curso, vestibular, etc., ou seja, esses amigos dividem conosco e nós com eles os melhores e, por que não, os piores momentos de nossas vidas, como quando sepultamos alguém que amamos.
E, é isso que quero propor para nossa reflexão sobre oração, que ela seja algo muito maior do que aquela definição na ponta da língua: – Oração é uma conversa com Deus! – ou que para cada oração, Deus pode nos dar três respostas.
Oração é relacionamento e o Reino de Deus é sobre relacionamento, afinal, Deus tabernaculou conosco! Pois Cristo se relacionou conosco através de Seu filho Jesus Cristo e de Seu Espírito Santo.
Então, “ORAI SEM CESSAR!”. Ou seja, converse muito com esse Pai amoroso que deseja se relacionar conosco e estreitar laços cada vez mais.
Com Jesus somos invencíveis!
É MUITO BOM PODER CONTAR COM DEUS EM TODOS OS MOMENTOS DE NOSSAS VIDAS.
ResponderExcluirAmém!
Excluir